Especialista indica os principais pontos para empreender no segmento sem errar na escolha
Quem conta com um DNA empreendedor sempre está em busca de novas oportunidades. No entanto, nem todos têm o desejo ou os recursos financeiros necessários para criar um negócio do zero. É neste contexto que as microfranquias ganham cada vez mais a preferência dos empreendedores brasileiros. O segmento que requer um investimento inicial de até R$ 105 mil teve um crescimento de 39,8% de 2021 para este ano, segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Entre as áreas com maior aderência ao modelo de negócio encontram-se Serviços (27,4%) e Alimentação (16,2%), seguidos por Saúde, Beleza e Bem-estar (15,5%). “Microfranquia é um formato que permite que um empreendedor inicie e gerencie seu próprio negócio, mas com o apoio de uma empresa já consolidada no mercado. Como o investimento é baixo e os riscos são reduzidos, é uma excelente oportunidade para quem quer empreender com segurança. Outra vantagem é que, por se tratar de uma estrutura compacta, sua gestão também é mais simples”, afirma Douglas Pena, CRO da Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos.
Pensando em auxiliar aqueles que querem investir no segmento sem errar na escolha, o executivo reuniu os principais pontos de atenção. Confira abaixo:
1.Reflita sobre a decisão
O investimento inicial em uma microfranquia é relativamente baixo em comparação com as franquias tradicionais. Mas, ainda assim, é fundamental analisar o quanto se pretende e pode investir. “Não deixe de levar em consideração a sua situação financeira atual. Faça projeções para o futuro e compare com a sua capacidade de pagamento. Além disso, é importante lembrar que o investimento inicial deve ser o suficiente para o capital de giro, até que o empreendimento comece a dar lucros”, diz Pena.
2.Escolha o nicho
Quando falamos em franquias e microfranquias, as redes de fast-food costumam vir à mente. No entanto, há inúmeras possibilidades no mercado. “Para ter sucesso no empreendedorismo, a inovação deve ser uma busca constante. Neste caso, uma forma de se destacar da concorrência é investir em negócios diferenciados. Um exemplo são os minimercados autônomos, que facilitam a rotina ao oferecer itens básicos em complexos residenciais ou comerciais durante 24 horas, nos sete dias da semana e sem a necessidade de um funcionário para a finalização da compra. Desta maneira, a iniciativa que atende às principais necessidades dos consumidores têm uma aderência garantida”, explica o CRO.
3. Pesquise sobre a marca
Após a definição do nicho, o próximo passo é pesquisar as possibilidades existentes, sendo imprescindível se atentar a reputação da marca escolhida. “Você pode pesquisar nas redes sociais, no site, buscar por cases de sucesso e até conversar com franqueados para conhecer suas experiências”, sugere o executivo.