A nova tecnologia tem um potencial de ser 100 vezes mais rápido do que o 4G, permitindo que a transmissões de dados, uploads e downloads ocorram praticamente em tempo real, com velocidade de até 20 gigabits por segundo (Gpbs).
A internet móvel de quinta geração (5G) será ativada em Goiânia nesta terça-feira (16/8). A nova tecnologia tem um potencial de ser 100 vezes mais rápido do que o 4G, permitindo que a transmissões de dados, uploads e downloads ocorram praticamente em tempo real, com velocidade de até 20 gigabits por segundo (Gpbs). Também é um recurso de baixo consumo, ou seja, possibilita que os aparelhos conectados tenham baterias com uma vida útil maior.
Para usar o 5G não é preciso mudar o chip ou o plano de telefonia. As companhias têm oferecido acesso livre à nova tecnologia. Basta ter um aparelho compatível com o 5G e estar dentro da área de cobertura do novo sinal. Há no mercado 81 celulares aptos a captar o sinal, conforme lista homologada pela Anatel.
A expectativa da Anatel é que a cobertura de 5G em 3,5GHz, o chamado 5G “puro”, seja intensificada até julho de 2025 e que a tecnologia esteja disponível em todos os municípios brasileiros até 2029. Pelas regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras têm até o dia 29 de setembro para prover, no mínimo, uma antena de 5G para cada 100 mil habitantes na capital.