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Aparecida investe R$ 1 bilhão em infraestrutura

Asfalto, novos eixos estruturantes, pontes, trincheiras e viadutos têm feito da cidade um município estratégico para a logística de Goiás e do Brasil

Aparecida de Goiânia chega aos 101 anos sendo reconhecida como uma das melhores cidades para se viver. Muito em parte, por sua infraestrutura e mobilidade urbana. Na última década e agora, na gestão do prefeito Vilmar Mariano, Aparecida recebeu investimentos em diversas obras, que transformaram sua infraestrutura.

Pavimentação asfáltica, construção de eixos viários, pontes, polos industriais, criação de novas linhas do transporte coletivo e outras intervenções foram determinantes para que a cidade pudesse se consolidar como uma das maiores geradoras de emprego do Brasil.

No ano passado, por exemplo, Aparecida abriu 5.802 novas vagas de trabalho de carteira assinada, saldo 14,5% maior do que o registrado em 2021, segundo apontam dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Para manter a cidade em ritmo de desenvolvimento, a gestão municipal está investindo R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura. Com financiamento do Novo Banco de Desenvolvimento, a Prefeitura de Aparecida construirá nos próximos anos 13 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), 4 escolas e 4 parques de lazer, além de viadutos, trincheiras e pontes.

Uma das grandes obras viárias já entregues à população é o Viaduto Vereador João Antônio Borges no cruzamento da Avenida São Paulo com Avenida Rudá, na Vila Brasília. Com investimento de R$ 13 milhões, a obra solucionou o maior congestionamento registrado na cidade até então nos horários de pico. No local circulam cerca de 50 mil veículos por dia, segundo a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida.

Viaduto na Avenida São Paulo é uma das principais obras que marcam o desenvolvimento de Aparecida nas últimas décadas
Além dessa intervenção, a Prefeitura de Aparecida deu suporte também para a construção do viaduto que liga o Setor Araguaia ao Expansul, facilitando ainda o tráfego de veículos na BR-153 tanto no sentido São Paulo como em direção a Goiânia.

Nas frentes de obras administradas pelo município, a Prefeitura de Aparecida também prevê zerar o déficit de ruas habitadas da cidade ainda não asfaltadas. Cerca de 79% das ruas de Aparecida estão asfaltadas, informa a Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Obras de grande porte já concluídas

O prefeito Vilmar Mariano lembra que Aparecida chega aos 101 anos em pleno processo de transformação de sua infraestrutura, com várias obras de grande porte já concluídas. “Entre 2021 e 2022, por exemplo, nós asfaltamos completamente ou em etapas 14 bairros. E mais: nosso projeto para os próximos quatro anos é asfaltar mais 3 milhões de metros quadrados em ruas e avenidas por todas as regiões de Aparecida”, adianta o gestor.

Nos últimos anos, o asfalto chegou a centenas de bairros. É um benefício que melhora a mobilidade urbana, valoriza os imóveis e aumenta a qualidade de vida dos moradores. Junto com a construção de grandes eixos estruturantes, esse tipo de intervenção também facilita a mobilidade urbana, agilizando os deslocamentos entre os mais de 300 bairros da cidade.

Os Eixos Estruturantes Norte-Sul 01, 03, 04 e 05 abriram caminho na melhoria da mobilidade em Aparecida. Agora, a Prefeitura de Aparecida está construindo outros cinco eixos no sentido leste-oeste, finalizando a reestruturação viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio.

O Eixo Leste-Oeste 01, que percorre os setores Goiânia Park Sul, Jardim Buriti Sereno, Bairro Cardoso e Jardim Helvécia, foi inaugurado no ano passado pelo prefeito Vilmar Mariano.

O complexo viário possui uma nova ponte entre a Rua Guajupiá e a Avenida 1ª Radial, no Jardim Helvécia. A obra compreende 6,65 km de eixo com pista dupla, cerca de 93 mil m² de pavimentação, 6 mil metros de galerias pluviais, 25 mil metros de meio fio, 30 mil m² de calçadas, 2 bueiros triplos e 2 duplos. O investimento foi de R$ 23 milhões.

Em 2022, a Prefeitura de Aparecida entregou a obra também do Eixo Leste-Oeste 04, construído na região leste da cidade. Com 7 km de extensão, o eixo liga a Avenida Santana, na altura do bairro Nova Olinda, ao novo Câmpus da UFG em Aparecida.

Essa obra recebeu investimento de R$ 7,3 milhões, que contemplou a pavimentação, drenagem, meio-fio, bueiros e sarjetas. Ainda nessa obra, a Prefeitura de Aparecida asfaltou a área interna e o estacionamento do Câmpus, onde termina o novo eixo estruturante.

Eixo Jardim Tiradentes-Madre Germana

O prefeito Vilmar Mariano autorizou no mês passado o início das obras do Eixo Estruturante 2A. É uma via de pista dupla de 6,1 km de extensão que ligará o Jardim Tiradentes ao Madre Germana, através da Avenida Central. A obra beneficiará os moradores desses bairros e de setores como Jardim das Cascatas, Parque Ibirapuera, Vila Delfiori e Vila Romana.

O eixo terá ao total 12,2 km de pistas pavimentadas, onde serão implementados 100 mil m² de asfalto. O investimento é de R$ 21 milhões e a obra está prevista para ser concluída até o final deste ano. “É um local promissor para o futuro de Aparecida, portanto, é uma das obras mais importantes da cidade”, comenta Mário Vilela, secretário de Infraestrutura.

A gestão Vilmar Mariano ainda executou o recapeamento do Jardim Tiradentes e do Centro Histórico e entorno, obras essas que marcaram as comemorações dos 100 anos da cidade.

Melhoria no saneamento básico

As benfeitorias feitas na infraestrutura de Aparecida ajudaram a cidade a evoluir também, nos últimos anos, no serviço de saneamento básico. O município deixou a 77ª colocação, em 2017, para ocupar a 52ª, em 2022, no primeiro ano da administração de Vilmar Mariano.

Segundo o Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil e GO Associados, Aparecida está entre as maiores cidades brasileiras que deixaram as piores posições do ranking de saneamento na última década. Entre 0 e 10, Aparecida está com nota 7,22.

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