O número representa 19% do total das infrações de trânsito na capital.
Apenas em 2023, até a última quarta (26), o site de transparência do Detran registrou, em Goiânia, um total de 88.769 infrações de condutores que deixaram seus veículos em locais inapropriados. Isso gera uma média de 711 multas por dia, ou seja 19% das infrações da capital são por estacionamento irregular.
Os principais problemas são veículos estacionados em locais ou horários já proibidos pela administração municipal (22.729 infrações), seguido por veículos deixados em calçadas ou passeio público (15.786 infrações).
Situações como essas ocorrem até mesmo em imóveis residenciais, em que veículos chegam a ficar parados em cima das faixas de acessibilidade, impedindo o ir e vir.
Segundo Waldir Soares, presidente do Detran-GO, o estacionamento irregular é uma prática corriqueira em Goiânia e que não vai mudar “da noite para o dia”, mas que ações estão sendo executadas para melhorar a situação.
Nesta quarta-feira (26), o Detran (GO) realizou a segunda edição da Operação Trânsito Livre. A intenção da ação é ir a determinada região da capital e realizar a fiscalização de trânsito com foco em repressão a estacionamento irregular de veículos, desobstrução de calçadas e garantia de trânsito livre de carros e pedestres.
Na semana passada, a ação aconteceu no Bairro Vila Canaã e nesta o alvo foi o Setor Campinas.
Apenas na manhã do dia 26, os agentes emitiram 184 autos de infração nesse sentido, além de duas apreensões de veículos.
É fundamental que os motoristas respeitem as regras de trânsito e evitem estacionar em locais proibidos. Além de evitar multas e pontos na carteira de habilitação, essa atitude contribui para tornar o trânsito mais seguro e fluido. É importante também que as autoridades de trânsito intensifiquem a fiscalização e adotem medidas para coibir o estacionamento irregular.