O último caso de morte registrado é de uma mulher de 43 anos, sem comorbidades anteriores.
Subiu para cinco o número de mortes pelo vírus da gripe em Goiás neste ano. A vítima é uma mulher de 43 anos, sem comorbidades e residente no município de Iporá, no oeste goiano. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) nesta terça-feira (18/4). Outros pacientes vítimas da Influenza têm idade entre 5 meses e 20 anos.
De acordo com dados da SES-GO, exames de laboratório apontaram que a mulher foi vítima do Influenza tipo A, subtipo H1N1. As outras quatro vítimas – um jovem de 15 anos, um de 20 anos, um bebê do sexo feminino de 5 meses e outro menor de 2 anos – foram acometidos pelo tipo B do vírus, subtipo Victoria.
Vacinação
A campanha de imunização contra a Influenza foi antecipada no Estado de Goiás em quase uma semana. A ação se deu pelo aumento de registros de casos internações pela doença no território goiano. Os grupos prioritários serão imunizados até o dia 31 de maio. São eles: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, crianças de 6 meses a 6 anos, professores, pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, servidores do sistema carcerário, população privada de liberdade e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.
Em Goiás, a população-alvo é de 2.581.286 pessoas. Não haverá escalonamento, todas as pessoas dos grupos elegíveis podem se dirigir a um dos 965 postos instalados no Estado em qualquer período da vacinação. O Dia D, quando há o chamamento e a mobilização estadual, está marcado para acontecer em 6 de maio.