O mundo é TOP

Da Independência à Astronomia: Imperadores marcaram a história do Brasil

D. Pedro I e D. Pedro II, o primeiro com uma personalidade autoritária e o segundo totalmente intelectual, pai e filho têm suas trajetórias e curiosidades contadas na Agenda Bonifácio


Os imperadores D. Pedro I e D. Pedro II marcaram a história da Independência do Brasil: de um lado o pai, com uma visão mais progressista e estilo de vida repleto de polêmicas; de outro, o filho, com a sua intelectualidade aflorada para idiomas e ciência. Esses detalhes e particularidades sobre as trajetórias dos imperadores podem ser conferidos nas seções “Entrevistas” e “Curiosidades” da Agenda Bonifácio, plataforma lançada em 18 de maio de 2022 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo em comemoração aos duzentos anos da independência brasileira. Nela é possível conferir entrevistas, curiosidades e fatos que marcaram o processo de separação com Portugal, além de falar de personagens pouco lembrados no processo histórico dessa época.

“D. Pedro I foi um líder progressista, mas com personalidade autoritária”, afirma a historiadora e biógrafa Isabel Lustosa, em entrevista à Agenda Bonifácio. De acordo com ela, o imperador era polêmico e entrou para a história não só por ter conduzido a independência de Portugal, mas, por ter se mostrado um líder político e na vida privada uma pessoa extremamente contraditória.

D. Pedro II, o imperador poliglota que traduziu “As Mil e Uma Noites” do árabe, ficou conhecido por seu refinamento intelectual. Mesmo sempre sendo considerado brilhante, um aspecto surpreendente marcou sua biografia: o aprendizado de idiomas e a intensa dedicação em traduzir obras clássicas. O imperador brasileiro falava alemão, italiano, espanhol, francês, latim, hebraico e tupi-guarani. Lia grego, árabe, sânscrito e provençal. O gosto pelo estudo de línguas teve início na infância. D. Pedro II foi, ainda, o primeiro astrônomo do Brasil (descobriu uma estrela em seu observatório particular) e montou uma coleção de ciências naturais que continham minerais, plantas, aves empalhadas, insetos, peles e crânios.

    Pai e filho, personalidades e hobbies distintos, mas que fizeram história no Brasil. Enquanto D. Pedro I era intenso, passional e, às vezes, até mesmo violento, o filho D. Pedro II era um estudioso nato, que buscava sempre aprender mais sobre ciência, botânica, história, filosofia, literatura, astronomia e novidades tecnológicas. Mas ambos tinham algo em comum: a modernidade na forma de governar, passada de pai para filho. D. Pedro I enviava cartas para o filho, quando ainda criança, informando que os reis não mandavam mais sozinhos, era preciso partilhar o poder. Isso mostra uma visão moderna da política naquele contexto.

Sobre a Agenda Bonifácio

A Agenda Bonifácio é uma plataforma online de programação cultural e conteúdos ligados ao Bicentenário da Independência do Brasil, criada pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e gerida pela Organização Social Amigos da Arte. O nome faz referência a José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos personagens mais importantes da Independência, com atuação nos campos da arte, da ciência e da política.

Plural como quem lhe dá o nome, a plataforma apresenta dados históricos desde 1500, entrevistas, curiosidades, notícias e releituras de fatos marcantes. Viva e colaborativa, a Agenda Bonifácio possibilita a divulgação de eventos em âmbito nacional relacionados ao tema. Para compartilhar informações e divulgar seu evento, basta acessar o formulário ou escrever para contato@agendabonifacio.com.br

Ultimas notícias

Audiência no Congresso discute definição de fiança para quem comete violência contra a mulher

Comissão aprova punições para pessoas e empresas que discriminarem pessoas com autismo

Prazo para pagamento do IPTU e ITU com desconto de 15% encerra em 31 de maio

Presídio de Novo Gama será entregue ainda este ano

Semana da Moda Goiana 2023 acontece em agosto

Publicidade