A Copa do Mundo do Catar de 2022 terá áreas para os torcedores ficarem sóbrios depois de “beber em excesso’” contou Nasser Al Khater, CEO do Comitê Supremo para Entrega e Legado, responsável pela organização do torneio.
“O álcool está disponível no Catar. É mais limitado do que talvez em outros países do mundo, seja na Europa ou nos EUA ou em outros países do Oriente [Médio], mas estará disponível em zonas designadas, como prometemos desde o primeiro dia”, contou o dirigente, em entrevista à Sky News.
“Sei que existem planos para as pessoas ficarem sóbrias se estiverem bebendo excessivamente: um lugar para garantir que eles se mantenham seguros, que não sejam prejudiciais a ninguém, que não se machuquem. Penso que é uma boa ideia”, acrescentou.
O Catar tem regras rígidas de proibição de uso de bebidas alcoólicas, mas a Copa do Mundo conta com patrocínio de uma marca de cerveja (Budweiser) e costuma atrair torcedores que apreciam a bebida. Por conta disso, houve a permissão de venda nas fan zones e no entorno dos estádios.
Segundo a agência Reuters apurou, a cerveja estará disponível apenas para os torcedores com ingressos três horas antes do pontapé inicial e uma hora após o apito final, mas não durante a partida.
A embriaguez pública é proibida no Catar, sendo punida até com a prisão. A implantação de locais para os torcedores se recuperarem do excesso de bebida foi uma alternativa encontrada pelas autoridades do país para não haver detenção de turistas.
Comunidade LGBTQ+
O torneio também gerou polêmica e críticas devido à proibição de manifestações da comunidade LGBTQ+ no Catar.
- Informações Máquina do Esporte