O mundo é TOP

Goiânia: Novo parque transforma rotina dos moradores do bairro Parque Oeste Industrial

Especialmente nos fins de semana, população lota espaço para lazer e prática de exercícios. Local era inseguro e destino de descarte no passado

Com o crescimento das cidades, nunca se falou tanto da necessidade de se manter a natureza presente ao longo de sua estrutura. Além do verde amenizar o clima, contribuir com a absorção das águas das chuvas, entre outros benefícios ambientais, não faltam estudos para comprovar os benefícios que a natureza gera para quem vive próximo a ela.

Mais saúde mental, menor chances de se ter depressão e de desenvolver doenças do coração e, até mesmo, o contato com a natureza diminui a sensação de solidão, segundo um estudo britânico. Já nos Estados Unidos, dois estudos apontaram para a redução da criminalidade entre moradores de conjuntos habitacionais com árvores e paisagens naturais.

É por todos esses motivos que a inauguração do Parque Buritis Sebastião Júlio Aguiar já está gerando uma nova fotografia para o Parque Oeste Industrial. A área que, historicamente, era destino clandestino de lixo e até animais mortos, agora se tornou um lugar de caminhadas, encontros, diversão, relaxamento e bem-estar. 

A educadora financeira Kallenya Lima, moradora da região, conta que o parque era algo bastante esperado por toda a comunidade local. “Temos aproveitado muito bem esse lugar. Eu, por exemplo, tenho um filho de três anos que adora brincar aqui. Da janela do nosso apartamento ele olha e fala ‘mamãe quero ir brincar no parquinho’, e quando chegamos aqui encontramos outras crianças e ele se diverte bastante. É um local muito prazeroso de estar e desfrutar de tempo de qualidade com a família”, avalia a moradora. 

Também moradora da vizinhança do Parque Buritis Sebastião Júlio de Aguiar, Vanilda de Oliveira, lembra que o local estava abandonado e era utilizado para descarte irregular de lixo. “Hoje além de ter um lugar para fazer caminhadas, temos também segurança porque os guardas civis fazem a ronda. Tenho muito a agradecer, ficou muito bonito e trouxe apenas benefícios para nossa comunidade”, comemorou Vanilda. 

Com quase 112 mil m², o parque integra o projeto Macambira-Anicuns (Puama), e oferece estações de convivência com playground, academia ao ar livre e gazebos, iluminação, totalizando seis  espaços.  A pista de caminhada com 1,2 quilômetros circunda todo seu  perímetro. O espaço também recebeu um lago contemplativo e teve sua vereda de buritis, com mais de 70 mil metros quadrados, totalmente cercada  com alambrado para sua proteção.

A prefeitura estima que cerca de 150 mil pessoas da região devem ser impactadas pelo parque, cujo projeto foi desenvolvido pela prefeitura de Goiânia, após Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público, e executado pelas empresas CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical Urbanismo e Incorporação, que investiram R$ 10 milhões na benfeitoria. 

As quatro empresas também estão construindo na região o complexo planejado Eldorado Parque, um projeto de ocupação planejada no Parque Oeste Industrial, iniciado em 2012. Estão sendo implantados 24 quadras planejadas com residenciais e um shopping. A previsão é abrigar quase sete mil famílias, transformando o antigo vazio urbano em uma comunidade planejada. Sete residenciais já foram entregues e dois estão em obras. 

Ultimas notícias

Audiência no Congresso discute definição de fiança para quem comete violência contra a mulher

Comissão aprova punições para pessoas e empresas que discriminarem pessoas com autismo

Prazo para pagamento do IPTU e ITU com desconto de 15% encerra em 31 de maio

Presídio de Novo Gama será entregue ainda este ano

Semana da Moda Goiana 2023 acontece em agosto

Publicidade