Meia maratona de revezamento vem reforçar que esporte não tem idade e une família, com benefícios que ultrapassam a saúde
Goiânia será palco da EURO RUN, Revezamento 21km no próximo dia 25 de setembro. Primeira corrida nesta modalidade organizada pela Hanker Live Marketing e EURO Incorporações. Equipes masculinas, femininas ou mistas formadas por duplas e quartetos se revezarão para cumprir o percurso da prova, composto por quatro voltas completas de 5.275 metros cada volta, perfazendo o total de 21.100 metros. A EURO RUN deve reunir cerca de mil atletas e terá largada às 6h na Avenida PL 2, em frente ao Europark Residencial, Alphaville Araguaia, localizado no Parque Lozandes.
As corridas de longa distância voltaram com força após o confinamento causado pela covid-19. Estudos apontam que os motivos que levam centenas de milhares de pessoas a disputá-las a cada ano vão muito além dos benefícios à saúde física e emocional, correr é uma forma de desafiar o próprio corpo, colocar a saúde em dia e, claro, ampliar o ciclo de amizades.
Meta de vida
E foi com esses propósitos que a administradora Elizabete Gonçalves Rodrigues, 41 anos, fez o convite ao pai, o aposentado Francisco das Chagas Rodrigues do Amaral, 70 anos, a entrar para o universo de corrida de rua. Filha e pai praticam o esporte juntos desde 2016. Eles já correram três campeonatos: São Paulo, em 2019; Miami, em 2020 – pouco antes do início da pandemia – e a última no Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2022. Os dois já se inscreveram para o próximo desafio, que será em dezembro, na famosa Corrida Internacional de São Silvestre.
E no próximo fim de semana, algo será inédito na vida dos dois: a primeira vez que vão participar de uma meia maratona de revezamento: a EURO RUN. A equipe estará composta por mais duas amigas do trabalho de Elizabete. Para ela, correr junto com o pai foi um divisor de águas na vida e hoje é uma realização, pois além de aproximá-los, o relacionamento dos dois melhorou expressivamente. E tudo tem apoio da mãe e do irmão. “Nós somos mais próximos e a amizade entre a gente é bem mais forte”, diz a filha, entusiasmada. Ela conta que os resultados da prática da corrida para o pai são nítidos. “Ele fez novas amizades, é o amigo da turma, logo de início perdeu 9 quilos, melhorou autoestima, tornou um hábito de vida, sem contar que a saúde é só elogiada pelos médicos”, enumera. E toda corrida solo do seu Francisco tem pódio, seja o primeiro ou terceiro lugar.
Quem também está com inscrição garantida na EURO RUN é a aposentada Vani Rodrigues, 64 anos, que descobriu o esporte aos 53 anos. “Me identifiquei e busquei ajuda com um personal que oferece serviço de assessoria e orientação ao esporte”, recorda. Hoje a atleta contabiliza 198 troféus, sendo 111 deles de 1º lugar, um deles o de campeã brasileira de máster. Segundo ela, a corrida faz bem não apenas para a saúde ou o corpo em si, mas à alma. E nenhum obstáculo é empecilho pra ela. “Nada te impede. Basta treinar e ter objetivo”, enfatiza. Correndo, ela diz que prova para si mesma que é capaz e idade não diz nada. No último domingo, 18 de setembro, ela esteve na 4ª Meia Maratona Internacional de Goiás, e mais um pódio entrou para o currículo.
Com a palavra, o especialista
Que a diabetes e a obesidade são doenças que atingem muitas pessoas não é segredo para ninguém. “Mas é durante a corrida que as pessoas têm uma maior abertura dos canais de glicose e o corpo capta essa glicose melhor, causando uma queda da resistência insulínica e queda da glicemia, tratamento utilizado para diabetes e pré-diabetes”, explica o médico cardiologista Frederico Nacruth.
Além disso, a resistência cardiorrespiratória é uma indicação da saúde física geral de uma pessoa. Os testes de resistência cardiorrespiratória monitoram o desempenho do coração, os pulmões e os treinos durante a resistência cardiorrespiratória. “A corrida aumenta a resistência cardiorrespiratória, melhora a captação de oxigênio nos pulmões e no coração e pode ajudar a pessoa a manter a atividade física por mais tempo”, afirma.
Segundo Frederico, a prática do esporte estimula, ainda, a cognição, melhora a oxigenação cerebral e o raciocínio. “A corrida melhora a cognição, a saúde mental, porque durante a corrida temos uma melhora da oxigenação cerebral e a pessoa correndo raciocina melhor. O resultado disso é uma sensação de bem-estar e euforia que, dependendo da intensidade, pode se estender para depois do treino”, acrescenta.
Serviços
EURO RUN
Data: 25 de setembro (domingo)
Horário: 6h
Local: Avenida PL 2, em frente ao Europark Residencial, Alphaville Araguaia