Sete dos oito estádio construídos para a competição carregam um moderno sistema de refrigeração desenvolvido especialmente para o evento
A Copa do Mundo de 2022 será um evento que entrará para a história. Pela primeira vez, um país do Oriente Médio e de maioria muçulmana servirá como sede do torneio. Além disso, a competição, que geralmente acontece nos meses de junho e julho, precisou mudar de data para evitar o calor intenso.
A Copa foi marcada para os dois últimos meses do ano: novembro e dezembro. Mesmo assim, ainda foi necessário a instalação de aparelho de ar condicionado em 07 dos 08 estádios. Portanto, nenhum torcedor sofrerá com o calor catari, que costuma atingir 50ºC.
Visão geral da Copa
Abertura e final
Como dito, a Copa do Mundo do Catar começa no fim do ano. A abertura está marcada para o dia 20 de novembro, quando Catar e Equador se enfrentam na partida inaugural, no imponente estádio Al Bayt, às 13h (horário de Brasília).
Já a decisão está prevista para o dia 18 de dezembro, às 12h (horário de Brasília), no estádio Lusail, que comporta mais de 85 mil espectadores.
Formato
A Copa do Catar será a última com 32 seleções. Exceto os anfitriões, todas as outras 31 equipes precisaram participar das eliminatórias. Após a definição de todos os times, a FIFA realizou o sorteio dos grupos. No total são oito chaves com quatro equipes cada.
Todos jogam contra todos do grupo na primeira fase. Ao término das três rodadas, o 1º e 2º colocados garantem vaga para as oitavas de final. Por outro lado, quem ficar nas duas últimas posições estará eliminado da Copa do Mundo.
Das oitavas até a final, todos os jogos são no formato eliminatório. Ou seja, é necessário vencer para avançar de fase. Em caso de empate no tempo normal, as equipes deverão jogar a prorrogação. Se a igualdade persistir no tempo extra, o duelo será decidido na disputa de pênaltis.
Grupos e jogos do Brasil
A seguir, veja a disposição dos grupos:
- Grupo A: Catar, Equador, Senegal e Holanda;
- Grupo B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales;
- Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia;
- Grupo D: França, Austrália, Dinamarca e Tunísia;
- Grupo E: Espanha, Costa Rica, Japão e Alemanha;
- Grupo F: Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia;
- Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões;
- Grupo H: Portugal, Uruguai, Gana e Coreia do Sul.
Agora, as datas, horários dos três jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo:
- 24/11 – Brasil x Sérvia – 16h (horário de Brasília);
- 28/11 – Brasil x Suíça – 13h (horário de Brasília);
- 02/12 – Camarões x Brasil – 16h (horário de Brasília).
Sedes
O Catar é um pequeno país arábe situado no Golfo Pérsico. Sua área possui 11.571 quilômetros quadrados e população superior a 2,7 milhões de habitantes.
Conforme as dimensões do país, a FIFA e o governo local decidiram que a Copa teria apenas cinco sedes. Em relação aos estádios, os cataris ergueram oito para a disputa do maior evento esportivo do mundo:
- Estádio Nacional Lusail (Lusail);
- Estádio Al Bayt (Al Khor);
- Estádio Ras Abu Aboud (Doha);
- Estádio Al Thumama (Doha);
- Estádio da Cidade da Educação (Al Rayyan);
- Estádio Ahmed bin Ali (Al Rayyan);
- Estádio Internacional Khalifa (Al Rayyan);
- Estádio AL Janoub (Al Wakrah).
Todos os estádios são modernos e tecnológicos, proporcionando a melhor experiência possível aos torcedores. Como parte disso, a organização decidiu instalar aparelhos de ar condicionado dentro de sete estádios. Afinal, mesmo no inverno, o Catar é quente em novembro e dezembro.
Estádios 100% climatizados
Os verões são intensos e os invernos suaves. Os meses entre abril e outubro costumam ser quentes. Enquanto isso, as temperaturas diminuem entre novembro e fevereiro. No entanto, a queda não é brusca, os termômetros ainda chegam perto dos 30ºC.
Em tempos de aquecimento global, o Catar é considerado um dos países mais quentes do mundo. Recentemente, a temperatura do país sofreu aumento de 2ºC acima do que era registrado antes da industrialização.
Para espantar o calor, o país precisou desenvolver um sistema para a climatização dos estádios. E o responsável pelo projeto foi Saud Abdulaziz Abdul Ghani, que trabalha há mais de uma década para o desenvolvimento da ideia.
Saud, que também é professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Catar, criou um sistema sustentável, que utiliza 40% menos energia se comparado a conjuntos convencionais.
Tudo funciona a partir de painéis solares e com a presença de isolantes térmicos. Existe uma usina de energia para cada estádio. Todas estão instaladas longe das construções e, segundo informações, ao custo de grande parte dos US$ 200 bilhões (cerca de R$ 1 trilhão) anunciados para todo o evento.
As máquinas recebem água fria que, posteriormente, é enviada para dentro dos estádios por meio de pequenas aberturas, que jogam o ar gelado por todo o local. Elas foram instaladas perto dos assentos, na divisão entre o gramado e as arquibancadas.
O ar condicionado dos sete estádios garante que o recinto fique com a temperatura de 26ºC a todo momento. Portanto, nenhum jogador, torcedor ou jornalista vai passar calor durante a Copa do Mundo do Catar. Ufa!