Buscando entender melhor as intenções de compras dos brasileiros no período da Copa do Mundo– e também as categorias que devem ter melhor performance na época da competição entre as seleções – o Google estabeleceu quatro momentos diferentes de consumo que, na visão da companhia, representam comportamentos aos quais a indústria deve se atentar.
São eles:
- Preparando a Casa
O primeiro deles, chamado de “Preparando a Casa”, diz respeito à comercialização de produtos eletrônicos, que tende a acontecer bem antes da Copa. Esse tipo de compra geralmente é precedido por pesquisas de preços, que têm início ainda no primeiro semestre e seguem em alta até outubro. O Google identificou que, nessa categoria, além dos aparelhos de TV, também estão aparelhos de som, eletrodomésticos e eletroportáteis, celulares, computadores e móveis.
- Entrando no clima
O segundo momento é “Entrando no Clima”, que diz respeito a compras que tendem a se concentrar de julho até o início da Copa, em novembro. Nessa categoria, entram, por exemplo, planos de internet, camisas da seleção e artigos esportivos.
- Se preparando para a Festa
O terceiro momento de consumo foi classificado pelo Google como “Se preparando para a festa”, que compreende o mês de início da Copa (novembro) e, geralmente, envolve itens que serão usados para acompanhar os jogos, como objetivos de decoração, bandeiras do Brasil e roupas ou acessórios.
- Celebrando
Assim que a Copa começa, dois segmentos tendem a crescer: alimentos e bebidas. A diretora de varejo do Google explica que, como geralmente os brasileiros têm o costume de se reunir para ver os jogos com familiares e amigos, é comum abastecer a geladeira com bebidas, comidas e petiscos que serão consumidos durante os jogos.