O mundo é TOP

5G começa a funcionar em Goiânia amanhã

A nova tecnologia tem um potencial de ser 100 vezes mais rápido do que o 4G, permitindo que a transmissões de dados, uploads e downloads ocorram praticamente em tempo real, com velocidade de até 20 gigabits por segundo (Gpbs). 

A internet móvel de quinta geração (5G) será ativada em Goiânia nesta terça-feira (16/8). A nova tecnologia tem um potencial de ser 100 vezes mais rápido do que o 4G, permitindo que a transmissões de dados, uploads e downloads ocorram praticamente em tempo real, com velocidade de até 20 gigabits por segundo (Gpbs). Também é um recurso de baixo consumo, ou seja, possibilita que os aparelhos conectados tenham baterias com uma vida útil maior.

Para usar o 5G não é preciso mudar o chip ou o plano de telefonia. As companhias têm oferecido acesso livre à nova tecnologia. Basta ter um aparelho compatível com o 5G e estar dentro da área de cobertura do novo sinal. Há no mercado 81 celulares aptos a captar o sinal, conforme lista homologada pela Anatel.

A expectativa da Anatel é que a cobertura de 5G em 3,5GHz, o chamado 5G “puro”, seja intensificada até julho de 2025 e que a tecnologia esteja disponível em todos os municípios brasileiros até 2029. Pelas regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras têm até o dia 29 de setembro para prover, no mínimo, uma antena de 5G para cada 100 mil habitantes na capital.

Ultimas notícias

Audiência no Congresso discute definição de fiança para quem comete violência contra a mulher

Comissão aprova punições para pessoas e empresas que discriminarem pessoas com autismo

Prazo para pagamento do IPTU e ITU com desconto de 15% encerra em 31 de maio

Presídio de Novo Gama será entregue ainda este ano

Semana da Moda Goiana 2023 acontece em agosto

Publicidade